Um Passeio Inesquecível
Uma ilha de silêncio em meio ao trânsito e movimento de uma cidade grande, assim é o Centro Cultural Jerusalém.
Uma pequena introdução
O Centro Cultural Jerusalém (CCJ) promove uma leitura transversal da história da cidade de Jerusalém. Seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional.
O CCJ tem atividades que envolvem recolhimento, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais – sob a forma de exposições textuais, bibliográficas e iconográficas. Com sua própria coleção – já em processo de formação por meio de aquisições e doações correspondentes à sua agenda – o CCJ conta também com empréstimos de obras oriundas da embaixada de Israel para a execução de seu programa.
O CCJ, inaugurado em maio de 2008, funciona como um espaço proativo de apoio à educação e desenvolvimento cultural do Rio de Janeiro. Construído, para discutir arte, cultura da imagem, educação e práticas curatoriais.
O projeto arquitetônico do CCJ engloba 4 mil metros quadrados e inclui áreas de exposições e cerca de 2.400 metros quadrados, divididos em mezzanino e térreo; Os dois andares que formam a instituição são unidos por meio de um hall, uma cafeteria, sala de leitura, transformando-os em um conjunto harmônico.
Como tudo começou…
O Centro Cultural Jerusalém surgiu através de resultados de pesquisas arqueológicas e baseado em relatos de Flávio Josefos, historiador judeu, em sua obra “ A história dos hebreus”. O idealizador do projeto, Marcelo Crivella, planejou trazer a planta da maquete da cidade de Jerusalém do século I d. C., que já existia em Jerusalém para o Rio de Janeiro com a intenção de propagar a cultura de Israel no Brasil.
Então, foi trazido de kibutz da Galiléia pedras brancas para a construção da maquete, vieram também profissionais da universidade hebraica de Jerusalém (técnicos e arqueólogos) além de profissionais brasileiros e iniciaram a construção que perdurou cinco anos para a conclusão do inovador projeto no Brasil.
Por mais três anos foi construído a maior estrutura de maquete do mundo para abrigar esta relíquia de 736 m², com um sistema de iluminação que sugere as fases do dia, podendo ver: o amanhecer, o dia, o entardecer e a madrugada. Além de totens multimídia que interagem com o visitante trazendo mais informações históricas, referente aos monumentos representados na maquete, áudio e imagem e as exposições itinerantes com temas dinâmicos e envolventes.
Contamos em com um teatro para 200 pessoas, uma representação do Rio Jordão em forma de batistério, como uma opção cultural de batismo, a sala de leitura com um acervo característico, e bibliografias variadas para incentivo a leitura e uma aconchegante cafeteria.
O Centro Cultural Jerusalém – CCJ – hoje é uma fração de Israel no Brasil e um lugar para quem busca entretenimento, arte, cultura, gastronomia e laser.
Conheça a terra santa sem sair do Brasil!
Desde o começo, capricho e atenção
Uma ilha de silêncio em meio ao trânsito e movimento de uma cidade grande, assim é o Centro Cultural Jerusalém.
O espaço CCJ está apto a atender todas as bandeiras de cartões de credito ou débito.
O Centro Cultural Jerusalém se mantém aberto todos os dias de 9 as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Um local privilegiado por acesso a variedades de opções de transporte. Escolha o seu! Metrô (Estação Nova América Del Castilho), carro (estacionamento gratuito), trem…
É possível agendar a sua visita. Seja particular ou em grupo é só escolher melhor dia e horário para sua comodidade.
Acesso a cadeirante, bíblia em braile, guias de turismo bilingues, tour em libras… queremos lhe atender bem. Agende sua visita!